quarta-feira, 2 de abril de 2008

Dengue Mata !

Hidratação também pode ser feita em casa por pessoas com dengue, sugere médico
O diretor do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, Eraldo Bulhões, sugeriu hoje (30) a convocação – nos três níveis de governo (federal, estadual e municipal) – de especialistas em nutrição para instruírem a população a fazer a hidratação em casa, a fim de ajudar a enfrentar a epidemia de dengue.Em entrevista à Agência Brasil, Bulhões destacou que `hidratar não é só beber água, são necessários os sais minerais e outros nutrientes encontrados também em frutas e refrescos`. O médico explicou que, `se a pessoa estiver hidratada, ameniza o quadro`, ao lembrar que a atual epidemia de dengue acomete principalmente crianças geradas na última crise da doença, a partir de 2001, e cujas mães contraíram o vírus do tipo 3. Por isso, nasceram com o anticorpo para esse tipo e não para o vírus do tipo 2, que circula na epidemia deste ano.Eraldo Bulhões alertou que quem já teve um tipo de dengue e é acometido por outra infestação costuma apresentar reação de hipersensibilidade, com queda forte de pressão. Nestes casos, segundo ele, ocorre uma “falsa melhora”. Por isto, `não se pode dar alta na dengue após a febre por 72 horas.`Segundo ele, a orientação dada por especialistas em relação à hidratação feita em casa é importante porque algumas crianças sofrem de hipertensão, e não só os adultos. O sódio e o potássio, lembrou, são os elementos fundamentais na preparação do soro caseiro.Para o médico, aliada às medidas de combate ao Aedes aegipty, mosquito transmissor da dengue, e de atendimento aos doentes, a hidratação adequada pode acabar com o que chamou de “síndrome da rodoviária, porque ninguém agüenta mais ver os pacientes aguardando seis, sete horas, sem ter atendimento`. A medida, acrescentou, aliviaria a `corrida aos hospitais e tendas já montadas`, já que a dengue `mata em dez dias, e não se pode perder tempo`.O diretor do sindicato informou ainda que a experiência foi realizada com êxito em Mato Grosso do Sul, onde `apenas duas pessoas morreram entre os 100 mil casos de dengue constatados`.

Fonte: Alana Gandra / Agência Brasil

4 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, adorei a matéria , muito informativa e de grande ultilidade.continue postando boas reportagens, Valeu!!

Anônimo disse...

Parabéns Marci BYa! Gostei muito de seu asuntos continue assim.!Bom fim de semana.!!!!!!!!!!!!

Rita Costa disse...

Olá, Márcia
Obrigada pela visita em meu recanto poético. Fico feliz sabendo que gostou e mais ainda que tenha vindo partilhar comigo esse momento tão especial que esta vivendo.
Vou estar sempre por aqui, a cada capitulo viu.;)
Quando a proteção, deve mesmo se precaver pois o plágio na internet é um caso crescente a cada dia.
Mas tem como impedir sim. Posso te explicar mas penso que seria melhor
numa comunicação mais direta.
Se desejar, me adicione no seu hotmail ok. O meu é Ritalourenco2006@hotmail.com

Beijinhos, querida!

Ioshiko disse...

Para ajudar no combate à dengue,plantem citronela(a essência de citronela-cymbopogom nardus, mata larvas e pupas em 3 horas, 1 colher (sopa) para 1 litro de água,( peço que façam a experiência!),manjericão,tagetes patula,usem seus derivados(desinfetantes,essências,óleos,velas,sabonetes),deixem viver as criaturinhas,os muitos predadores do aedes:aranhas mosquiteiras,lagartixas de parede,libélulas,pássaros insetívoros,peixes guppy nos reservatórios de água,sapos,além de telar caixas dágua,eliminar possíveis criadouros, usem bacillus thuringiensis,armadilhas Adultrap prende a mosquita adulta(serão 450 ovos que deixam de criar!).Não usem veneno químico, o aedes já adquiriu resistência, mas, mata seus predadores, e assim a dengue prolifera livremente.Basta analisar:onde mais se investiu com inseticidas(Pan 2007) é onde mais aumentou casos de dengue. Os predadores são consumidores vorazes do aedes, tanto na água como em terra, muito mais eficientes que qualquer medida artificial. Pesquisem para comprovar! Perfume também espanta o mosquito.Passem nas partes descobertas. Colocar uma caneca de plástico com ½ de água e 2 gotas de essência de citronela, deixe perto da cama.O cheiro permanece até o dia seguinte e o mosquito não se aproxima.
"O uso sem critério do fumacê causa impactos ao meio ambiente, provocando mortes de insetos polinizadores, tais como, abelhas, vespas e borboletas, além dos predadores naturais que exercem a função de controladores das populações de vetores", afirmou.

Aceita um cafezinho...

Aceita um cafezinho...
Acabei de fazer!

Para quem não me conhece...

Para quem não me conhece...

De tudo um pouco...

Sou uma profissional da beleza que tem paixão pelo que faz,comecei como cabeleireira a uns 15 anos atraz e vou continuar fazendo o que gosto sempre, me atualizando com certeza ...descobrindo que algumas das novidades q surgem na verdade não saõ tão novas assim, enfim aprendendo e ensinando junto com meus clientes e amigos, que o mais importante na composição de um visual, não são as novidades que a moda apresenta todos os dias, mas "VOCÊ" como pessoa , olhar no espelho e gostar do que vê, ver a sua imagem refletida como vc gosta e se sente bem, seja ela ousada ou discreta. Porque o bonito, o fantástico é ser natural. mesmo de cara lavada depois do banho, sem escova, gel ou mousse, porque esses acessórios facilitam a sua vida , mas não serão sempre necessários ou estarão sempre ao seu alcance quando você precisar.Por isso busque principalmente ser feliz, porque nenhum visual é completo sem um sorriso sincero para iluminar o seu momento.Um grande abraço a todos os clientes que acabam se tornando grandes amigos com o passar dos anos, e espero seus comentários, recados, dicas e gargalhadas... com um cafézinho virtual.(Os amigos sabem do que estou falando...)Beijos! Márcia Bia